Podemos considerar marshall como um dos autores que lançou as bases teóricas do estado de bem-estar social

por meio de sua teoria da cidadania. kerstenetzky (2012, p. 27) afirma que o referido autor foi um “fundador do campo teórico do welfare state" e desenvolveu uma justificativa pública e argumentos convincentes para a construção do estado de bem-estar social, em uma concepção universal da fruição de direitos sociais como base para o acesso à cidadania”.

fonte: clemente, a. j.; juliano, m. c. do estado moderno ao contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. curitiba: intersaberes, 2017, p. 127 e 128.
com base nos seus conhecimentos sobre a teoria de marshall, analise as opções abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta.

i. marshall mostrou com maestria a existência de conexões dinâmicas entre as lutas por direitos e a construção do estado-nação, especialmente no que se refere à implementação de políticas sociais dentro de uma ordem econômica capitalista.

ii. marshall desenvolveu o conceito de cidadania, que perpassa a interação que se dá entre os cidadãos e entre estes e o estado-nação.

iii. de acordo com marshall, os direitos políticos têm como princípio básico a participação no poder por parte dos cidadãos, ou seja, o direito de estar no governo da sociedade. em suma, é o direto de poder votar e ser votado.

iv. marshall elaborou a proposta de uma espécie de “direito internacional” que deixou uma herança no campo das relações internacionais.

1 Resposta

  • jvskateboard

    Olá!

    Sobre as afirmações é possível afirmar que:

    I. Marshall mostrou com maestria a existência de conexões dinâmicas entre as lutas por direitos e a construção do Estado-nação, especialmente no que se refere à implementação de políticas sociais dentro de uma ordem econômica capitalista.

    Correto.

    II. Marshall desenvolveu o conceito de cidadania, que perpassa a interação que se dá entre os cidadãos e entre estes e o Estado-nação.  

    Correto.

    III. De acordo com Marshall, os direitos políticos têm como princípio básico a participação no poder por parte dos cidadãos, ou seja, o direito de estar no governo da sociedade. Em suma, é o direto de poder votar e ser votado.

    Correto.

    IV. Marshall elaborou a proposta de uma espécie de “direito internacional” que deixou uma herança no campo das relações internacionais.

    Falso. o Plano Marshall possuía o claro objetivo de favorecer os interesses norte americanos nos campos político e comercial.

    Espero ter ajudado.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.