Por volta do ano 1500 a. c., ao longo das costas do mediterrâneo, concentraram-se em pequenas e distintas
"nações" um povo que possuía uma identidade comum e se autodenominava "grego". pelo desenvolvimento de sua língua e cultura de forma genial, elaboraram uma sofisticação acerca de pensar e explicar o mundo circundante através da arte, da literatura e da filosofia. este fenômeno é comumente chamado de "milagre grego". partindo do estudo realizado acerca do "milagre grego", assinale a alternativa correta:a)naquele momento histórico não é rompida a estabilidade da ordem social graças à manutenção do antigo paradigma cosmológico no qual ao homem cabia apenas aceitar o destino de nascer, viver e morrer sob a ordem do inevitável e imutável, desaparecendo o sentido de vivência como mágico círculo natural de ordem fora do qual apenas existia o caos.
b)com a vitória de atenas na guerra do peloponeso (431-401 a. permite que ocorra uma necessidade de reflexão política interna, o que se tornou fator decisivo para a rápida e surpreendente superação da profunda crise que aquela sociedade havia mergulhado.
c)a clara consciência do "espírito grego", que se traduzia como distinção em relação aos demais povos, e a realização da democracia no século anterior, oferecia maior capacidade de superação aos entraves políticos, sociais e econômicos dos séculos v e iv a. c.
d)os filósofos instituíram na sociedade grega, em especial em atenas, uma visão sistêmica, atribuindo à mitologia a justificativa necessária para resgatar a identidade grega e ateniense após a derrota na guerra do peloponeso (431-401 a. o que foi essencial para a retomada da polis grega no sentido em que é conhecida hoje.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
Kauanyavakins
Resposta correta é a C:
A clara consciência do "espírito grego", que se traduzia como distinção em relação aos demais povos, e a realização da democracia no século anterior, oferecia maior capacidade de superação aos entraves políticos, sociais e econômicos dos séculos V e IV a.C.