Questão 1 A corrupção não é algo que ocorre somente no Brasil, até mesmo em países bem mais

resolvidos economicamente, acontece de terem pessoas desonestas, e isso é algo que implica mais a questão do aspecto moral e não da real necessidade financeira, surgindo também as chamadas máfias. Nas décadas de 20 e 30, a máfia, principalmente a italiana, ficou mais forte e essa possuía grande influência na política e na polícia por meio de subornos.

Adaptado de: BANDEIRA, J. C. G. Investigação de Riscos e Fraudes Corporativas. Maringá: Unicesumar, 2020.

Com base no texto, avalie as afirmativas a seguir.

I. O governo Roosevelt utilizou um modelo intervencionista, esse nodelo foi importante para que os efeitos das crises fossem neutralizados.
II. Os gangsters da cidade de Nova Iorque utilizavam de serviços públicos, como coleta de lixo e o mercado de peixe para esquemas de corrupção e fraudes.
III. A figura muito conhecida quando se fala em máfia é o Al Capone, pois ela controlava sindicatos, driblava a burocracia e até mesmo financiava a construção civil.
IV. Os Estados Unidos criaram uma Comissão de Valores Mobiliários, a criação nada teve a ver com estragos causados pela quebra da bolsa, foi necessário criar essa Comissão como uma forma de estabelecer controles internos.
V. O crime organizado interferia nos setores produtivos e econômicos estratégicos, por isso, buscou-se diminuir ou neutralizar as decisões que os políticos pudessem ter e que iriam interferir nesses setores, acreditava-se que o crime organizado tinha domínio sobre os políticos.

É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e IV.
Alternativa 2:

I, II e III.
Alternativa 3:

I, II e V.
Alternativa 4:

III, IV e V.
Alternativa 5:

II, III, IV e V.

RESPONDER

Felipe está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.