Sempre que se fala em Justiça surge no nosso imaginário a figura de uma mulher com os olhos vendados, carregando em uma de suas m&ati...

Sempre que se fala em Justiça surge no nosso imaginário a figura de uma mulher com os olhos vendados, carregando em uma de suas mãos a balança e em outra a espada. A venda tem como função básica evitar privilégios na aplicação da justiça, sendo a balança o instrumento que pesa o direito que cabe a cada uma das partes e a espada item indispensável para defender os valores daquilo que é justo, já que a norma sem a possibilidade de coação dependeria apenas das regras de decência e convivência de cada comunidade, o que seria ineficaz para garantir o mínimo ético indispensável para a harmonia social. Podemos dizer que a espada sem a balança é força brutal, assim como a balança sem a espada tornaria o direito impotente perante os desvalores que insistem em ser perenes na história da humanidade".

 

MACIEL, J.F. R. Manual de História do Direito. São Paulo: Editora Saraiva, 2019, pág. 96. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553611355/. Acesso em: 16 Jul 2021.

 

 

 

Tomando como referência a Grécia Antiga, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

RESPONDER

Antoni está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.