Sob a perspectiva da Contrainteligência entende-se que “A principal missão da contrainteligência

é garantir que os ‘outros’ só conheçam o que quisermos que eles conheçam sobre nós mesmos”. (CEPIK, 2003, p. 57). Neste sentido, a contrainteligência desempenha um importante papel, seja na proteção do conhecimento, das pessoas ou da própria estrutura da instituição, sendo considerada por muitos doutrinadores em Inteligência como sendo a grande Guardiã do Saber. CEPIK, M. Espionagem e democracia: agilidade e transparência como dilemas na institucionalização dos serviços de inteligência. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

Com base nos conteúdos estudados, analise as afirmativas abaixo:

I - A contrainteligência corresponde ao ramo da atividade de Inteligência de Segurança Privada responsável pelo desenvolvimento de ações sociais em meio a comunidade em que a rede de inteligência está inserida.
II - Corresponde ao ramo da atividade de Inteligência de Segurança Privada cujo principal objetivo é neutralizar a Inteligência adversa.
III - Torna-se perceptível que a contrainteligência dispõe exclusivamente de elementos correspondentes às relações públicas, visto sua capacidade operacional de obtenção de informações.
IV - Dentre os segmentos de contrainteligência pode-se afirmar que a Segurança Orgânica e a Segurança Ativa são elementos fundamentais para a proteção dos ativos organizacionais.

É correto o que se afirma em:

1 Resposta

  • Felipe

    resposta:

    Todas as alternativas estão corretas I, II, III IV

    Explicação:

    Na pág. 55, 68 e 69

Clique aqui para adicionar a sua resposta.