Sobre a relação indivíduo e sociedade definida pelos autores clássicos da sociologia, é correto afirmar

que

a.
karl marx afirma que existem condicionamentos estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos, sendo impossível a reação e transformação de tais condicionamentos.

b.
émile durkheim afirma que a sociedade nem sempre prevalece sobre o indivíduo. as leis e regras dependem dele e dão sentido de integração entre os membros da sociedade.

c.
max weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. a sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas. trata-se do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.

d.
comte tem como preocupação estudar a sociedade nos mesmos moldes e padrões da física: ciência natural, de cunho exato, cujo objeto ou fenômeno estudado é regido por leis naturais, porém, sem a preocupação com a “máxima objetividade teórico-metodológica” ao conduzir seu estudo da sociedade.

e.
weber concorda com durkheim quando afirma que as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados e, com base no que traz dentro de si, ele escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam.

1 Resposta

  • MELIODASdaIRA

    resposta: Resposta c: .

    Max Weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas. Trata-se do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.