Sobre pressão do cartel de produtores de petróleo, a Opep, o preço do produto, então baixo e, em termos

reais, caindo desde a guerra, mais ou menos quadruplicou em 1973. [...] Na verdade, a gama real de flutuações foi ainda mais sensacional: em 1970 o petróleo era vendido ao preço médio de 2,53 dólares o barril, mas no fim da década de 1980, o barril valia 41 dólares.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 549.

Considerando-se a chamada crise do petróleo de 1973 e seus impactos, é INCORRETO afirmar que:

a) a origem da crise foi o embargo da Opep à exportação de petróleo, cuja intenção era pressionar pela desocupação do Canal de Suez.

b) essa crise é um dos fatores que explicam a recessão econômica e o aumento do desemprego nos países centrais, em meados da década de 1970.

c) o incremento dos preços gerou o enriquecimento súbito dos exportadores árabes e o excesso de recursos nas mãos desse grupo resultou no fenômeno dos petrodólares.

d) os países prejudicados pelo encarecimento do petróleo responderam com várias medidas, que abrangeram do racionamento de combustíveis à pesquisa de fontes energéticas alternativas.

e) Houve três crises do petróleo: A primeira foi em 1973, devido ao conflito árabeisraelense; a segunda em 1979, quando os árabes diminuíram a produção de barris; a terceira em 1991, que acabou gerando a Guerra do Golfo, quando o Iraque invadiu o Kuwait.

RESPONDER

Aryanemendes está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.