(UNICENTRO/2016) Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx são considerados pensadores clássicos da Sociologia,

e, em suas trajetórias intelectuais, produziram teorias que contribuem, até os dias atuais, para a análise da sociedade contemporânea. Sobre esses autores e suas teorias, marque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas. ( ) Para Durkheim, os fatos sociais têm como uma das suas principais características a “coerção social”, que se traduz na força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a se conformarem com as regras sociais da sociedade em que estão inseridos, independentemente de suas vontades.

( ) Ainda para Durkheim, os fatos sociais são “exteriores aos indivíduos”, existem antes mesmo do nascimento desses, visto que as regras sociais, leis e tradições já estão anteriormente postas e vigentes.

( ) Karl Marx, para desenvolver a sua teoria, abordou temas diversos sobre a sociedade do seu tempo, e, através do materialismo histórico dialético, explicou a origem das classes sociais e do capitalismo.

( ) Max Weber, diferentemente de Durkheim, tem como tema central da sua teoria a preocupação em compreender os indivíduos e suas ações em grupo.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:

a.
FFVV

b.


c.
FVFF

d.
VFFV

e.
VFVF

RESPONDER

Clara está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.