(Vunesp) Leia os dois artigos seguintes, extraídos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão,

de 26 de agosto de 1789. Artigo 1º: Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum. Artigo 6º: A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou pelos seus representantes, na sua formação. Ela tem de ser a mesma para todos, quer seja protegendo, quer seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais aos seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a capacidade deles, e sem outra distinção que a de suas virtudes e talentos. a) Em qual contexto histórico foi elaborada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão? b) Cite duas ideias expressas na Declaração que representaram uma ruptura da prática política até então vigente.

1 Resposta

  • Michaeldouglas

    01 – A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi escrita por influência das idéias iluministas em agosto de 1789, logo após a queda da Bastilha, no contexto da Revolução Francesa.

    Dentre as idéias podemos detacar a defesa da idéia de que todos os homens são iguais porque têm direitos iguais e a idéia de que a lei deve representar a vontade geral, já que a sociedade civil existe antes do Estado, onde o rei era o Estado e as leis representavam a vontade do monarca.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.